Rss Feed Facebook Twitter Google Plus

post:


terça-feira, 26 de novembro de 2013

O Que é Field Target?

O Que é Field Target.


O Field Target foi criado na década de 70, no Reino Unido, inspirado no controle de pragas. 
Tem como objetivo desarmar o maior número de alvos, e para isso é necessário atingir a Kill Zone (zona de morte), pois não basta atingir a silhueta para que o alvo desarme. Este critério foi criado para espelhar o controle de pragas com "morte piedosa", o que significa atingir uma zona letal para que a praga não sofra.

Esta modalidade de tiro esportivo é praticada exclusivamente com armas de pressão, seja ela por ação de mola helicoidal ou Gás Ram, ar pré comprimido (PCP), ou ainda CO2.

No Brasil há provas de Field Target que estão sob-regulamento da CBTE (Confederação Brasileira de Tiro Esportivo) e formam um ranking nacional. No RS por exemplo, a FGCT (Federação Gaúcha de Caça e Tiro), organiza mensalmente provas do ranking estadual. Em todo o país são organizadas provas regionais em clubes e associações, que podem participar dezenas ou mesmo centenas de atletas. Para dar um exemplo local, na cidade de Canela - RS, em 2010, foi formado o Tiro Esportivo Canela (veja o blog: http://tiroesportivocanela.wordpress.com/), que organizou várias provas de uma variação do Field Target: o Hunter Field Target, em que as regras são um pouco diferentes, com o objetivo de se assemelhar a uma caçada. Normalmente nesta variação não é permitido utilizar-se do ajuste de paralaxe, nem tão pouco da regulagem da luneta de pontaria.

As provas costumam ter 30 alvos metálicos, como exemplifica a foto abaixo, em distintos postos de tiro, com distâncias entre 9 e 50m. 
A maior dificuldade desta modalidade é identificar a distância em que os alvos a serem atingidos se encontram, para então fazer a compensação necessária calculando a parábola do tiro, seja utilizando-se dos mil dots, regulagem, ajuste de paralax etc.


Os treinos costumam ser extensos, pois é preciso descobrir a melhor munição e desenvolver uma tabela de compensações de visada, a serem utilizadas nas provas.


A modalidade tem muita dificuldade de se desenvolver em nosso país, pois exige muito do equipamento e os valores investidos não são muito baixos, mesmo assim a modalidade segue sendo praticada com algumas adaptações, como regras que permitem dois tiros em cada alvo, categorias mira aberta entre outras.






Share This :

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!!